top of page

SIMPLIFIQUE SUA GESTÃO FINANCEIRA

  • Foto do escritor: Instituto Gestão Arretada
    Instituto Gestão Arretada
  • 16 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Você que é empresário e muitas vezes se assusta só em ouvir a palavra gestão financeira, nesse conteúdo nós vamos explicar de forma simples alguns pontos relevantes para dominar o coração do seu negócio, o financeiro.

Entenda o que é receita

Para começar, precisamos entender o que é uma receita. A receita é tudo aquilo que você arrecada, a título de recebimento pela venda de um produto ou prestação de um serviço. Portanto, a receita representará todas as entradas de recursos que ocorreram na sua empresa em determinado período. Então, receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial.





Entenda o que é despesas

Já as despesas são os gastos para se manter funcionando, afinal para prestar um serviço ou vender um produto você precisa de recursos não é mesmo? Contas de luz, de água, aluguel de ponto comercial e etc. Esses são exemplos de despesas da sua empresa.





Entenda o que é custos

Está ligado a capacidade de ser atribuído ao produto final da empresa.

Entram na categoria de custos todo tipo de matéria-prima (como, por exemplo, algodão para a produção de peças de vestuário) e energia usada para a produção de bens. Salários e todos os encargos envolvidos da equipe da produção também é considerado, na contabilidade, como custo.



Como diferenciar despesas e custos

Exemplo de uma produção de camisetas, se pergunte: Se eu deixar de comprar tal item a entrega do produto ou serviço final, será afetado?

Se sim, é custo. Se não, é despesas.



Despesas e custos - fixos ou variáveis?

  • Fixas - gastos que não variam com o volume produzido ou vendido. Isso significa que eles serão cobrados todos os meses, independentemente se a empresa vendeu ou não.

  • Variável - ligados diretamente ao volume de produção ou venda.



Relatórios básicos de uma gestão simples


Fluxo de caixa

É um instrumento simples de gestão no qual se controla a entrada (receita) e a saída (despesa) de forma diária, semanal ou mensal, sendo que quanto mais frequente for este registro, menor a margem de erro no saldo de caixa, garantindo melhor análise do potencial de crescimento da sua atividade.

Mapa de pagamentos

Mapa de pagamento é basicamente ter o dia de pagar as contas. Você precisa determinar na empresa qual o dia que você deve pagar as contas.

Não há empresa no mundo, que tenha condições de todo dia está pagando conta, até porque os recebimentos são oscilantes, tem dia que você recebe mais, e dia que recebe menos. Fica se preocupando, rezando para poder conseguir aquele dinheiro e realizar o pagamento.

Então, cria a partir de hoje o dia de pagar as contas.

Para que serve o DRE

O Demonstrativo de Resultado de Exercício é um resumo da situação financeira da empresa em um determinado intervalo de tempo (mensal, semestral ou anual). Ele permite conhecer com clareza a situação da empresa, se houve lucro ou prejuízo.


Qual é a diferença entre o DRE e o fluxo de caixa mensal?

O DRE é complementar a outros tipos de relatório, como fluxo de caixa diário ou mensal. Nas análises de caixa, os eventos financeiros são apresentados de acordo com a data em que efetivamente o dinheiro foi movimentado.

No DRE, vale a data de competência: o dia em que a obrigação financeira foi contratada, não necessariamente paga (data da nota fiscal ou de assinatura de um contrato, por exemplo).


ree


E ai deu pra clarear as ideias um pouco sobre a gestão financeira? Que tal começar a implementar na rotina do seu negócio? Continua acompanhando os nossos posts aqui no blog e nas redes sociais. Até a próxima!

 
 
 

Comentários


© 2021 por Instituto Gestão Arretada.

Todos os direitos reservados

Siga a gente:

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page