top of page

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA ADEQUADO PARA CADA NEGÓCIO

  • Foto do escritor: Instituto Gestão Arretada
    Instituto Gestão Arretada
  • 16 de jul. de 2021
  • 4 min de leitura

Continuando a programação das nossas lives da Value soluções, nesta quinta-feira (03 de setembro) nossa Ceo, Joycilane Florencio, recebeu Dr. Aragonêz Fernandes (Ceo da Evolua Consultoria) para um bate-papo.


No painel, foram discutidos, a importância de se dedicar a entender e conhecer o financeiro de cada empresa, sobre o ponto de vista de Aragonêz Fernandes.

E então, quer saber tudo que rolou na live? Se sim, confira o resumo a seguir.

SOBRE OS CONVIDADOS


Dr. Aragonêz Fernandes, Ceo da Evolua consultoria uma empresa em expansão e futurista. Ele ministra treinamentos, na área de gestão de equipe, setor financeiro, entre outras expertises.

Sra. Joycilane Florencio, Ceo do Grupo Reinvent, empresas em expansão e futuristas. Empreendedora visionaria e com bastante know-how.



No começo do encontro, Joycilane lembrou sobre a falta de caixa das empresas, onde no cenário atual o fluxo de caixa foi um dos pilares dos negócios que não suportarão seus CNPJ, sem a entrada diária de faturamento e que pesquisas declararam que brasileiros tinham em média 15 dias de caixa para suportar essa falta de recursos.


Como entender de forma simples um fluxo de caixa?


Para Aragonêz, era preciso primeiro desconstruir essa ideia de que financeiro é coisa de contador, de quem é pós-graduado em finanças, alguém que nasceu e se criou fazendo cálculos, quando na verdade, nós temos que partir do pressuposto que o melhor método é aquele que dá certo, pois nem sempre o método que dá certo em uma empresa, dá certo para outras.


Comentou também a importância de considerar o financeiro o coração do negócio e que isso deve começar pela finanças pessoais dos gestores e donos das empresas “ de cima para baixo”.


Uma boa gestão financeira, depende de conhecimento e ferramentas?


Joycilane, destacou que uma boa gestão financeira está relacionado, mais com comportamento do que procedimento, e que é preciso trabalhar bastante na mente do empresário que não é só juntar pessoas para fazer um setor financeiro, e tudo vai dar certo.


Aragonêz, por sua vez destacou que “Não adianta abrir a porta da sala, fortalecendo o teu comercial, mas se você não faz um financeiro de forma organizada, você tá deixando a porta da cozinha aberta, por onde vai sair os clientes e recursos. É muito mais comportamento do que processo técnico, do que ferramentas".


Por onde começar a gestão financeira?

Conforme destacou Aragonêz, é preciso se fazer algumas perguntas básicas:

Você sabe quanto precisa gerar de receita?

Sabe qual o seu custo fixo?

Tem essa informação em algum local, sistema ou apenas tem uma noção?

Tem isso projetado para os meses futuros?


Qual a periodicidade para acompanhar a gestão financeira?


Segundo Aragonêz, é interessante reservar as primeiras horas do sua rotina, essa é a forma tranquila de entender como está a saúde financeira do seu negócio. Entendendo custos e projeção de receitas? Isso te mostrará se sua empresa já não está na UTI.


"Hoje se fala muito em resultado, mas quando a gente estuda um pouquinho sobre gestão de processos, percebe que o resultado é a última etapa do processo e tem muitos empreendedores que querem começar pelo final, querem o resultado".

Como fazer o empresário abrir a mente e olhar para o futuro através do financeiro?



Para Aragonêz: tenha compromisso com a sua empresa e comece pelo o financeiro que realmente você precisa entender.


Tem pessoas que prefere nem saber como está o financeiro para dormir em paz, mas volto a insistir, que esse sentimento é justamente o inverso, é preciso ter coragem.

A vontade de crescer, ela vem tão grande que não permite o empresário enxergar e que antes disso, vem o planejamento financeiro.


Tem empreendedores que pegam empréstimos para pagar contas de despesas fixas, a gente precisa começar a ficar atento a esses indicadores, se eu tenho que recorrer a antecipação de recebíveis de forma muito constante, isso pode indicar que o meu financeiro não está caminhando.


O principal legado que essa pandemia deixou aos empresários, é que empresa nenhuma daqui por diante pode se dar o luxo de viver sem uma reserva.

Joycilane por sua vez, ressaltou que é preciso saber se colocar à disposição de aprender e tirar essa mentalidade de que tudo é complexo, pois mesmo que não goste, você gestor de um negócio, tem que saber pelo menos como é feito isso.

Como utilizar a tecnologia a favor do empreendedor?


Aragonês: temos sistemas que você consegue acompanhar a vida financeira da sua empresa no celular, e consegue ver relatórios ali na palma da mão, então hoje eu tenho definido a seguinte tese.

Não se organizar financeiramente, dá muito mais trabalho do que você ser organizado

Em um sistema financeiro você consegue: projetar o seu fluxo de caixa, sincronizar conta bancária, emitir relatórios e muito mais. hoje a tecnologia ela veio para revolucionar a gestão

“só não se organiza quem não quer, desculpa a minha fraqueza”.

Temos vídeo no YouTube, feiras, uma infinidade de opções que podem te dar uma luz. Você pode inclusive terceirizar a gestão financeira da empresa.


Já Joycilane, lembrou que o IBGE há tempo apresenta nas suas pesquisas:

"O que faz as empresas quebrarem, na sua maior parte, é pela falta de controle do seu fluxo de caixa".

A gente precisa, abrir a mente e acreditar que, se você tem coragem de enfrentar um CNPJ, você é capaz de entender um financeiro. Toda revolução dentro da empresa, começa no financeiro, aprendi isso sofrendo, somente pela a experiência.


Aragonêz, por sua vez, disse que:

"Uma ideia sem ter dinheiro é apenas um sonho, é apenas algo imaginário, mas ela só se realiza se de fato você tiver condições financeiras".

Para finalizar, Joycilane destacou que: Não se paralisem, busquem ajuda e conhecimento, muitas vezes é gratuito. Como nos desenhos animados, a maioria dos monstros são os protagonista.

E aí, curtiu o papo? Confere o áudio da nossa live em podcast na íntegra.


Comments


© 2021 por Instituto Gestão Arretada.

Todos os direitos reservados

Siga a gente:

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page